refletir

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.



sábado, 18 de setembro de 2010


Libélula
Libelulas são insetos de abdomem alongado. Possuem dois pares de asas, de envergadura que varia entre dois e vinte centímetros, e que podem funcionar separadamente, de acordo com a forma e velocidade de vôo. Podem bater suas asas até 50 vezes por segundo e atingir cerca de 90 km/h, com condições de se manter no ar por 5 horas diárias.
Os olhos compostos possuem excelente visão e auxiliam na busca por alimento e fuga de predadores. Alimenta-se de girinos, peixes juvenis e outros insetos inclusive alguns da própria espécie.Vivendo próximos a regiões de água limpa - local onde vivem no estagio larval - podem ser considerados bioindicadoras de qualidade ambiental.
Assim que uma libélula nasce, permanece no ambiente aquático por cinco anos, passando por várias metamorfoses até adquirir forma adulta.
No momento em que sofre a última muda, a fim de tranformar-se em inseto voador, sobe pela haste de alguma planta e se mantém imóvel até o rompimento do último exoesqueleto e após aproximadamente três horas, esta pronta para alçar vôo e completar o ciclo da vida, buscando um parceiro a fim de perpetuar a espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário