refletir

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.



sexta-feira, 10 de setembro de 2010

As bruxas
Segundo a crendice a mando das mulheres, em noites de lua
Cheia fechava-se tudo mais cedo e as crianças tapavam cada buraco com papel ou palha de bananeira: frestas janelas e portas todo cuidado era pouco para impedir que as bruxas passassem para dentro de casa, pois algumas empurravam a bucha e vinha chupar o pescoço e os braços das crianças e ate dos nenês nos berços.
Hoje em dia não tem mais bruxas por ai.
Há um certo fundamento, sim, na relação entre as crendices sobre os males causados pelas bruxas e as mariposas insetos de hábitos noturnos das áreas rurais.
No entanto, não há nesta ideia nenhuma relação com a verdade, pois a natureza das mariposas-bruxas não contem o menor traço de agressividade.
Mariposas e borboletas têm papel fundamental na polinização das flores e na cadeia ecológica.
De fato quando em contato com a pele, a penugem de alguns tipos de mariposas realmente podem provocar dor, vermelhidão e inchaço, evoluindo para dermatites - o que explicaria a ideia entre os nativos de que as mariposas-bruxas "chupavam" as crianças, que depois ficavam enjoadinhas e chorosas. Alguns casos que não eram bem tratados tiveram casos que evoluíram ate o óbito de algumas crianças isso teria contribuído para ampliar as crendices sobre o perigo das mariposas-bruxas.
Esses acidentes porem são pouco comuns. Os acidentes mais relatados, na verdade são os que ocorrem na fase de lagarta das mariposas e que provoca apenas efeitos irritantes nos casos mais comuns.

Um comentário:

  1. pode ser crendice mas eu tenho medo por causa do tamanho me assusta

    ResponderExcluir