refletir

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.



quinta-feira, 23 de dezembro de 2010



Que bicho é esse?
Este bicho é o Bicho-da-seda.
Bicho-da-seda é a larva de uma espécie de mariposa usada na produção de fios de seda. Este inseto é nativo do Norte da China mas encontra-se atualmente distribuído por todo o mundo em quintas de produção de seda, denominada sericicultura.
O bicho-da-seda alimenta-se de folhas, preferencialmente de Amoreira mas também de folhas de alface ou ainda ração, ao longo de toda a sua fase de vida larval. Ao fim de um período de pouco mais de um mês, a largata torna-se amarelada e começa a segregar um casulo onde se dará a metamorfose para o estado adulto. É esse casulo que serve de fonte para a seda.
A largata do bicho-da-seda consegue ficar de 24 a 30 horas quieta sem se mover, e não consegue passar um dia sem comer.
É importante ressaltar que a produção de fibra do bicho-da-seda criou a rota da seda, responsável pelo desenvolvimento do comércio da Ásia, Oriente, Extremo Oriente e a Europa, permitindo não somente o desenvolvimento económico, mas também, uma grande troca cultural e científica entre povos tão diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário