refletir

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.



quinta-feira, 23 de dezembro de 2010



Besouro-hércules
O besouro-hércules é um coleóptero.
Habita os bosques tropicais e equatoriais da América Central e do Sul. É um dos maiores besouros que existem, já que os machos adultos chegam a alcançar 17 cm de comprimento incluindo seu enorme chifre torácico. É o maior das espécies conhecidas do género Dynastes, e só existe duas espécies de besouros maiores do que ele.
Os machos da espécie possuem dois chifres, um na parte superior da cabeça e outro no tórax, em algumas ocasiões este chifre costumam crescer a ponto de ficarem maiores que o próprio corpo. Estes chifres não aparecem nas fêmeas, já que a espécie apresenta um grande dimorfismo sexual. A finalidade destes apêndices está relacionada com a reprodução, já que os machos os utilizam como "armas" em seus combates pelas fêmeas.
Alem de não possuírem chifres, as fêmeas são bastante menores e apresentam uma coloração mais escura que a dos machos, que possuem élitros de cor amarela com manchas pretas.
É comum dizer que o Besouro Hércules é o animal mais forte do mundo em relação ao seu tamanho, sendo capaz de carregar 850 vezes seu próprio peso.
A larva deste besouro dura de um a dois anos e alcança 110 mm e pesa 120 gramas. Na maior parte do tempo vive perfurando a madeira em descomposição, que é a sua maior fonte de alimento. Após este período a larva se transforma em pupa, onde ocorre a metamorfose da qual o emerge o besouro adulto, que se alimenta de frutos caídos no solo.

Um comentário: