refletir

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.



sexta-feira, 29 de abril de 2011








Conheça a urtiga



O nome urtiga vem do latim (queimar / arder) e é uma designação genérica de várias plantas que apresentam um mecanismo de ação semelhante. A mais comum delas e a Urtica dioica. Apresentam um risco para os praticantes de trilhas, pois quando entram em contato com a pele, provocam dilatação dos vasos, sanguinios e uma espécie de inflamação. As substancias agressivas ficam armazenadas em minúsculos pêlos que se espalham pelo caule e folhas da planta. A parte inferior do pelo apresenta incrustações de cálcio, o que lhe dá rigidez, mas a ponta é frágil e se rompe ao mais ligeiro toque.Em geral a Urtiga é considerada segura e é considerada uma planta medicinal sendo usada para vários fins como anemia, hemorragia, hipertrofia da próstata entre outras enfermidades.


Contra indicações

Existe o risco de reação alérgica. Salienta-se contudo, que pacientes com hipertensão, cardiopatias, diabetes ou insuficiencia renal, podem sofrer descompensão, devido aos efeitos diurético da planta, a manipulação para fins medicinais desta planta deve ser supervisionada por técnicos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário