quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
sábado, 27 de novembro de 2010
Peixe espada
O peixe espada chega a atingir até 3,5m de comprimento, possui corpo alongado com a cabeça cônica e a cauda pontiaguda (semelhante a uma espada), boca prognata com fortes dentes, nadadeira dorsal interiça e anal com espinhos. É muito encontrado no comercio e também na pesca esportiva. Como o atum, o peixe espada pertence ao grupo dos peixes azuis, que possuem maior quantidade de gordura ômega-3, parecida com a vegetal, de tão saudável.
A carne deles também contém mais selênio do que a dos peixes brancos.
Curiosidades
É um peixe muito apreciado na Região Autónoma da Madeira, onde é capturado e abundantemente consumido. São vário os pratos tradicionais madeirenses que têm como ingrediente este peixe, sendo famosos o de peixe espada acompanhado por banana.
No Brasil apesar da carne ser excelente a pouca valorização comercial.
Aviso aos pescadores
Muito cuidado ao retira-lo do anzol ou manuzea-lo, pois uma mordida deste peixe pode amputar um dedo ou causar sérios ferimentos.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Seu nome vem da lenda de que este inseto a noite entraria nos ouvidos humanos, fura os tímpanos, chega até o celebro e la deposita seus ovos.
Mas não se assuste, pois se trata de um bichinho totalmente inofensivo ao homem.
São animais de hábitos noturnos, escondendo-se em abrigos como fendas e buracos em paredes ou debaixo de galhos durante o dia, são bem ativos durante a noite saindo de suas tocas a procura de alimento o que já desmente o fato de que a noite eles entram no ouvido de alguém.
Alguns insetos de hábitos diurnos até poderiam confundir uma orelha com uma toca, pois também procuram por fendas e frestas para se abrigarem, mas não é o caso da tesourinha.
Em algumas regiões do Brasil são consideradas como pragas para as lavouras mas não é um animal peçonhento e não ataca o homem.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
terça-feira, 12 de outubro de 2010
domingo, 26 de setembro de 2010
Jabuti-piranga.
Vocês sabiam que existem dois tipos de jabutis? tem o jabuti-tinga ou jabuti amarelo e o jabuti-piranga. Já mostrei a vocês o jabuti-tinga e agora vou apresentálos o jabuti-piranga.
O jabuti-piranga ou jabuti vermelho vive em regiões mais abertas, como a borda das matas e os campos dos cerrados, é a espécie mais conhecida. Infelizmente, pelos mesmos motivos, ele é caçado com frequência para consumo da sua carne e para a venda como animal de estimação, atividades proibidas por lei. No Brasil, aparece dos estados da Amazônia até o norte de São Paulo.
Se você possui um jabuti como animal de estimação alem de legalizá-lo junto a um órgão competente você deve cuidar da higiene do animal e da sua própria. Você deve sempre lavar as mãos antes e depois de pegá-lo ou acariciá-lo. Sabe por que? Os repteis podem abrigar salmonelas (bactérias ) em seus corpos que, quando ingeridas por nós, causam doenças como a febre tifóide e a gastroenterite aguda.
"A compra e venda de animais silvestres é crime, não incentive esta pratica e lembre-se se não tiver quem compra não vai existir aquele que vende".
Aracnofobia
Aracnofobia é o medo de aranhas. É a mais comum das fobias, e possivelmente a fobia de animais mais extensa. As reaçoes dos aracnofóbicos parecem frequentemente bem irracional às pessoas e ao próprio afetado mesmo. Tentam permanecer longe de todo local onde pensam que habitam aranhas, ou onde observam aranha. Se verem uma aranha perto de algum lugar onde vão entrar, evitam entrar nesse lugar, mesmo que a distancia entre o local e onde esta a aranha seja grande, terão antes que fazer um esforço para controlar seu medo, que caracteriza na respiração rápida, por taquicardia e por náuseas.
Como um animal relativamente pequeno pode causar um medo tão grande? que elas assustão é verdade, pois são animais rapidos, peludos, e cheios de pernas. No cinema são mostrados como animais assassinos e que atacam o homem sem nenhuma provocação. Mas a verdade é que são animais tranquilos e se não forem incomodados não farão mal algum a ninguém, temos que trata-las com respeito, pois são muito importantes para o equilíbrio ecológico como grandes controladoras de insetos.
O medo de aranha ou qualquer tipo de animal deve ser tratado com cuidado e atenção por um especialista. Eu mesmo tenho pavor de taturanas (Lagartas de fogo) e provavelmente vocês não vão me ver com uma nas mãos. Mas isso não me da o direito de sair matando todas lagartas que ver, pois apesar das nossas limitações temos que viver em harmonia com a natureza.
sábado, 18 de setembro de 2010
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Segundo a crendice a mando das mulheres, em noites de lua
Cheia fechava-se tudo mais cedo e as crianças tapavam cada buraco com papel ou palha de bananeira: frestas janelas e portas todo cuidado era pouco para impedir que as bruxas passassem para dentro de casa, pois algumas empurravam a bucha e vinha chupar o pescoço e os braços das crianças e ate dos nenês nos berços.
Hoje em dia não tem mais bruxas por ai.
Há um certo fundamento, sim, na relação entre as crendices sobre os males causados pelas bruxas e as mariposas insetos de hábitos noturnos das áreas rurais.
No entanto, não há nesta ideia nenhuma relação com a verdade, pois a natureza das mariposas-bruxas não contem o menor traço de agressividade.
Mariposas e borboletas têm papel fundamental na polinização das flores e na cadeia ecológica.
De fato quando em contato com a pele, a penugem de alguns tipos de mariposas realmente podem provocar dor, vermelhidão e inchaço, evoluindo para dermatites - o que explicaria a ideia entre os nativos de que as mariposas-bruxas "chupavam" as crianças, que depois ficavam enjoadinhas e chorosas. Alguns casos que não eram bem tratados tiveram casos que evoluíram ate o óbito de algumas crianças isso teria contribuído para ampliar as crendices sobre o perigo das mariposas-bruxas.
Esses acidentes porem são pouco comuns. Os acidentes mais relatados, na verdade são os que ocorrem na fase de lagarta das mariposas e que provoca apenas efeitos irritantes nos casos mais comuns.
sábado, 21 de agosto de 2010
Ao contrario das pessoas, que descamam constantemente a pele gasta soltando minúsculos pedaços, as cobras trocam as suas escamas e a pele externa de uma vez só durante um processo chamado de troca de pele.
Quando a pele e as escamas começam a ficar gastas pelo tempo e atrito, a epiderme começa a criar novas células para separar a pele velha da camada interna que esta se desenvolvendo. As novas células se liquefazem, fazendo a camada externa amolecer. Quando a camada externa esta para cair, a cobra raspa as margens da sua boca contra uma superfície dura, como uma pedra, até que a camada externa comece a se enrolar ao redor da cabeça.
Ela continua se raspando e rastejando até ficar completamente livre da pele morta. O processo de troca de pele, que leva cerca de 14 dias , é repetido de tempos em tempos alguns dias ou até alguns meses.
" Esta pele que encontrei em Ibiuna SP, pertencia a uma dormideira"
Tucano.
São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul.
Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, Já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. São monogâmico territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado)
O tucano ainda é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como consequência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.
" O trafico de animais esta em terceiro lugar no Brasil, só perde para o trafico de drogas e armas"
Lagartixa-preta.
Espécie de porte pequeno, mede até 30 cm de comprimento, incluindo a cauda. Possuem coloração escura com manchas mais claras. Ocorre em todo Brasil, exceto na Amazônia. Estão sempre associados a formações rochosas expostas, geralmente em borda de mata. Também são comuns em áreas habitadas pelo homem.
Fogem ao menor sinal de perigo, sendo difícil capturar, eu mesmo dei muita sorte por ter conseguido. Costumam ser encontrados em grandes grupos sobre a mesma pedra, tomando sol nas horas mais quentes do dia.
Que bicho é esse?
Esse bicho é o Corrupto, calma não se trata de um politico ladrão mas sim de um crustáceo. Vivem em praias rasas de areia fina, próximos à linha d,agua, em profundas tocas verticais escavadas na areia. Quanto maior o buraco, maior o animal que nele habita.
Alimentam-se de matéria prima orgânica em decomposição e de pequenos animais. Nos buracos cobertos pela água, o Corrupto estará mais próximo à superfície. Sua captura é possível com a ajuda de uma bomba de sucção.
Dicas para os pescadores.
Geralmente seus buracos ficam expostos apenas durante as marés bem baixas, verifique o dia mais adequado, em um horário em que a agua esteja em seu ponto mínimo. A estrutura do Corrupto é extremamente delicada, devendo ser amarrado ao anzol com elastricot, sem apertar demais. Pode-se isca-los inteiros ou em pedaços, esticados ou dobrados formando uma "bolota" e boa pesca.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Sagui-de-tufos-brancos
É o sagui mais conhecido e comum. São animais de pequeno porte com peso entre 350 e 450 gramas, pelagem estriada nas orelhas e mancha branca na testa. Coloração geral do corpo acinzentado-claro com reflexos castanhos e pretos. A cauda é maior do que o corpo e tem a função de garantir o equilíbrio do animal.
Podem se contaminar com doenças comuns a animais domésticos nas áreas urbanas, inclusive havendo a possibilidade de se tornarem agentes transmissores de raiva. São animais curiosos, podendo se tornar agressivos caso se sintam ameaçados, portanto é bom evitar contato e não ter este animal como bichinho de estimação lembrando que é um animal silvestre protegido por lei.
Tem hábitos diurnos e costumam viver em grupos. Raramente descem ao solo. Alimenta-se de insetos, aranhas, pequenos invertebrados, ovos de pássaros, e frutas.
sábado, 7 de agosto de 2010
Que bicho é esse?
Esse bicho é o opilião. Os opiliões são inofencivos e caracterizam-se pelas pernas articuladas excepcionalmente longas em relação com o resto do corpo. Apesar das semelhanças superficiais com as aranhas, com as quais são geralmente confundidos, estes aracnídeos representam um grupo distinto. Sua defesa são aberturas de glândulas odoriferas (ou de cheiro). Essas glândulas secretam um líquido de cheiro característico quando o animal é perturbado.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Passeio a cavalo / Equoterapia
Todos conhecem e admiram o valor do cavalo na vida de uma pessoa e como tem sido útil para evolução da humanidade. O que muitos não sabem é que o contato com esse animal pode também trazer benefícios as pessoas com deficiência, por meio da equoterapia. O cavalo é um animal dócil, de porte e força, que se deixa montar e manusear, transformando-se em um amigo para o praticante, que cria com ele um importante laço afetivo. Essa relação de confiança é essencial na sua recuperação,proporcionando ganhos não apenas no aspecto físico como também psicológico, possibilitando á pessoa em terapia uma boa dose de motivação e auto-estima para seguir em frente alcançar a sua reabilitação. Passeios a cavalo como o que pude fazer em Ibiuna SP por trilhas de mata fechada, também é ótimo para os amantes de eco turismo.
" A terapia só pode ser indicada após avaliação medica, pisicológa e fisioterapêutica"
Besouros
Os besouros, também chamados de escaravelhos, são insetos coleópteros. Estes animais são caracterizados principalmente pelo par de asas anterior endurecido, conhecido como elitros. A ordem dos coleópteros é a que tem maior número de espécies dentre todos os seres vivos cerca de 350 mil sendo portanto o grupo animal mais diverso que existe.
Os estagios da vida dos besouros divide-se em quatro. O primeiro estagio é o ovo. O estagio larval começa depois que o ovo amadurece e eclode. Mudam de pele varias vezes enquanto estão crescendo. Alguns besouros permanecem no estado larval, comendo e crescendo, durante três ou quatro anos. Finalmente as larvas mudam e entram no estagio de repouso dai vem as pupas e finalmente surgem os besouros adultos alados.
domingo, 1 de agosto de 2010
Saúva é a designação comum às formigas, especialmente a içá ou tanajura, rainha das formigas, revoa em dias claros do começo da estação chuvosa e, fecundada, inicia um novo sauveiro. Trás no aparelho bucal uma bolota de fungo de seu formigueiro natal e a regurgita no novo sauveiro, irrigando-a depois com sua matéria fecal.
Cerca de 99% das içãs não chegam a formar sauveiros maduros.
Culinária.
Diversas espécies eram consumida pelos índios brasileiros fritas em salmoura e misturadas com farofa.
Essa tradição foi passada para os sertanejos e tropeiros, os quais ainda nos dias atuais não deixam a tradição ser exterminada.
Também no nordeste brasileiro as tanajuras fazem parte de um cardápio exótico, sendo iguaria em mercados públicos.
"Aperitivo de formiga rico em proteínas e gosto de amendoim. Eu mesmo já provei varias vezes com farinha e recomendo a todos, pois é muito saboroso".
sexta-feira, 30 de julho de 2010
sábado, 10 de julho de 2010
Jabuti
Na certa você já viu um jabuti passeando sem pressa em um quintal ou jardim e o confundiu com uma tartaruga. Na verdade são animais diferentes. O primeiro vive na terra (Jabuti), e o segundo é aquático (Tartaruga). Assim como muitos outros bichos silvestres, o jabuti esta na lista das espécies brasileiras ameaçadas de extinção e, por isso, é protegido pelo Ibama. Não incentive o trafico de animais silvestres, pois se não tiver aquele que compra não existira o que vende.