refletir

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.



quinta-feira, 28 de outubro de 2010


Que bicho é esse?
Esse bichinho simpático é o Bicho-pau.
Bicho-pau é o nome dado aos insetos que são semelhantes a um pedaço de madeira ou graveto.
É um inseto herbívoro e totalmente inofensivo. Nas cidades, pode ser encontrado em goiabeiras. Tem um ótimo disfarce contra predadores.
Uma curiosidade sobre o bicho-pau é o seu andar, ele anda devagar e se balançando, assim ele simula um galho acariciado pelo vento. Quando adulto, os machos diferenciam-se das fêmeas por serem menores, mais finos e possuírem pequenas asas que lhe permitem realizar pequenos voos.
Não confunda mimetismo com camuflagem.
O mimetismo é comummente confundido com a camuflagem, no entanto são processos distintos.
Mimetismo - Semelhante a camuflagem, só que ao invés de se parecerem com o meio ambiente em que vivem, os animais tentam parecer com outros seres vivos exemplo do bicho-pau que é parecido com o galho de uma planta.
Camuflagem - Quando o animal pode ter a capacidade de ficar praticamente invisível ao se mistura com o meio em que vivem para tirarem alguma vantagem, se esconder ou atacar.

terça-feira, 12 de outubro de 2010















Formiga-Tocandira.


A tocandira é uma espécime bastante agressiva possui um ferrão, cuja picada é violentamente dolorosa.

Algumas tribos de índios brasileiros submetem seus adolescentes a um ritual de iniciação sexual que consiste em expô-los, a fim de testar sua valentia, as terríveis picadas da tocandira. Só os jovens que resistem a prova, por volta dos 14 anos de idade, são tidos por estarem prontos para o casamento. São colocadas varias formigas ou dentro de uma espécie de luva ou cuecas feitos de palha e os jovens tem que vestir, aguentando sem chorar as violentas picadas.
As picadas no homem causam manchas e calombos na pele, mal-estar generalizado e vómitos. A dor, profunda e penetrante, é sentida por períodos de 12, 24 ou ate 48 horas.
Compressas de agua quente, na região atingida, auxiliam a difusão e consequente neutralização do veneno.


" tive a triste oportunidade de experimentar uma ferroada de Tocandira, fas muito tempo mas lembro da dor até hoje."