sábado, 21 de agosto de 2010
Ao contrario das pessoas, que descamam constantemente a pele gasta soltando minúsculos pedaços, as cobras trocam as suas escamas e a pele externa de uma vez só durante um processo chamado de troca de pele.
Quando a pele e as escamas começam a ficar gastas pelo tempo e atrito, a epiderme começa a criar novas células para separar a pele velha da camada interna que esta se desenvolvendo. As novas células se liquefazem, fazendo a camada externa amolecer. Quando a camada externa esta para cair, a cobra raspa as margens da sua boca contra uma superfície dura, como uma pedra, até que a camada externa comece a se enrolar ao redor da cabeça.
Ela continua se raspando e rastejando até ficar completamente livre da pele morta. O processo de troca de pele, que leva cerca de 14 dias , é repetido de tempos em tempos alguns dias ou até alguns meses.
" Esta pele que encontrei em Ibiuna SP, pertencia a uma dormideira"
Tucano.
São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul.
Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, Já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. São monogâmico territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado)
O tucano ainda é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como consequência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.
" O trafico de animais esta em terceiro lugar no Brasil, só perde para o trafico de drogas e armas"
Lagartixa-preta.
Espécie de porte pequeno, mede até 30 cm de comprimento, incluindo a cauda. Possuem coloração escura com manchas mais claras. Ocorre em todo Brasil, exceto na Amazônia. Estão sempre associados a formações rochosas expostas, geralmente em borda de mata. Também são comuns em áreas habitadas pelo homem.
Fogem ao menor sinal de perigo, sendo difícil capturar, eu mesmo dei muita sorte por ter conseguido. Costumam ser encontrados em grandes grupos sobre a mesma pedra, tomando sol nas horas mais quentes do dia.
Que bicho é esse?
Esse bicho é o Corrupto, calma não se trata de um politico ladrão mas sim de um crustáceo. Vivem em praias rasas de areia fina, próximos à linha d,agua, em profundas tocas verticais escavadas na areia. Quanto maior o buraco, maior o animal que nele habita.
Alimentam-se de matéria prima orgânica em decomposição e de pequenos animais. Nos buracos cobertos pela água, o Corrupto estará mais próximo à superfície. Sua captura é possível com a ajuda de uma bomba de sucção.
Dicas para os pescadores.
Geralmente seus buracos ficam expostos apenas durante as marés bem baixas, verifique o dia mais adequado, em um horário em que a agua esteja em seu ponto mínimo. A estrutura do Corrupto é extremamente delicada, devendo ser amarrado ao anzol com elastricot, sem apertar demais. Pode-se isca-los inteiros ou em pedaços, esticados ou dobrados formando uma "bolota" e boa pesca.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Sagui-de-tufos-brancos
É o sagui mais conhecido e comum. São animais de pequeno porte com peso entre 350 e 450 gramas, pelagem estriada nas orelhas e mancha branca na testa. Coloração geral do corpo acinzentado-claro com reflexos castanhos e pretos. A cauda é maior do que o corpo e tem a função de garantir o equilíbrio do animal.
Podem se contaminar com doenças comuns a animais domésticos nas áreas urbanas, inclusive havendo a possibilidade de se tornarem agentes transmissores de raiva. São animais curiosos, podendo se tornar agressivos caso se sintam ameaçados, portanto é bom evitar contato e não ter este animal como bichinho de estimação lembrando que é um animal silvestre protegido por lei.
Tem hábitos diurnos e costumam viver em grupos. Raramente descem ao solo. Alimenta-se de insetos, aranhas, pequenos invertebrados, ovos de pássaros, e frutas.
sábado, 7 de agosto de 2010
Que bicho é esse?
Esse bicho é o opilião. Os opiliões são inofencivos e caracterizam-se pelas pernas articuladas excepcionalmente longas em relação com o resto do corpo. Apesar das semelhanças superficiais com as aranhas, com as quais são geralmente confundidos, estes aracnídeos representam um grupo distinto. Sua defesa são aberturas de glândulas odoriferas (ou de cheiro). Essas glândulas secretam um líquido de cheiro característico quando o animal é perturbado.
terça-feira, 3 de agosto de 2010
Passeio a cavalo / Equoterapia
Todos conhecem e admiram o valor do cavalo na vida de uma pessoa e como tem sido útil para evolução da humanidade. O que muitos não sabem é que o contato com esse animal pode também trazer benefícios as pessoas com deficiência, por meio da equoterapia. O cavalo é um animal dócil, de porte e força, que se deixa montar e manusear, transformando-se em um amigo para o praticante, que cria com ele um importante laço afetivo. Essa relação de confiança é essencial na sua recuperação,proporcionando ganhos não apenas no aspecto físico como também psicológico, possibilitando á pessoa em terapia uma boa dose de motivação e auto-estima para seguir em frente alcançar a sua reabilitação. Passeios a cavalo como o que pude fazer em Ibiuna SP por trilhas de mata fechada, também é ótimo para os amantes de eco turismo.
" A terapia só pode ser indicada após avaliação medica, pisicológa e fisioterapêutica"
Besouros
Os besouros, também chamados de escaravelhos, são insetos coleópteros. Estes animais são caracterizados principalmente pelo par de asas anterior endurecido, conhecido como elitros. A ordem dos coleópteros é a que tem maior número de espécies dentre todos os seres vivos cerca de 350 mil sendo portanto o grupo animal mais diverso que existe.
Os estagios da vida dos besouros divide-se em quatro. O primeiro estagio é o ovo. O estagio larval começa depois que o ovo amadurece e eclode. Mudam de pele varias vezes enquanto estão crescendo. Alguns besouros permanecem no estado larval, comendo e crescendo, durante três ou quatro anos. Finalmente as larvas mudam e entram no estagio de repouso dai vem as pupas e finalmente surgem os besouros adultos alados.
domingo, 1 de agosto de 2010
Saúva é a designação comum às formigas, especialmente a içá ou tanajura, rainha das formigas, revoa em dias claros do começo da estação chuvosa e, fecundada, inicia um novo sauveiro. Trás no aparelho bucal uma bolota de fungo de seu formigueiro natal e a regurgita no novo sauveiro, irrigando-a depois com sua matéria fecal.
Cerca de 99% das içãs não chegam a formar sauveiros maduros.
Culinária.
Diversas espécies eram consumida pelos índios brasileiros fritas em salmoura e misturadas com farofa.
Essa tradição foi passada para os sertanejos e tropeiros, os quais ainda nos dias atuais não deixam a tradição ser exterminada.
Também no nordeste brasileiro as tanajuras fazem parte de um cardápio exótico, sendo iguaria em mercados públicos.
"Aperitivo de formiga rico em proteínas e gosto de amendoim. Eu mesmo já provei varias vezes com farinha e recomendo a todos, pois é muito saboroso".