sábado, 22 de maio de 2010
Aranha marrom é pouco agressiva, dificilmente atacam pessoas. As picadas ocorrem como forma de defesa. No ato da picada a pouca ou nenhuma dor e a marca é praticamente imperceptível. Depois de 12 a 14 horas ocorre um inchaço acompanhado de vermelhidão na região da picada, que pode ou não coçar. Também pode ocorrer escurecimento da urina e febre. Com o avanço da picada o veneno pode causar necrose do tecido atingindo, falência renal e, em alguns casos, morte.
A Aranha armadeira é uma espécie bastante agressiva. são aranhas que medem cerca de 3,5cm de comprimento com as patas esticadas. Esta espécies não tece teia e é comum ser encontrada em arvores principalmente em bananeiras e folhagens. É comum ser encontrada no interior de residencias. A picada resulta em dor violenta no local que se irradia pela região atingida. A vitima apresenta tonturas, queda de pressão, vômito, sua muito e pode ter espasmos.
Caranguejeira.
Apesar do tamanho e do aspecto sinistro, as caranguejeiras não são perigosas para o homem, uma vez que não produzem toxinas nocivas ao homem, mas a sua picada é bastante dolorosa. Uma de suas defesas são os pelos urticantes de seu abdomem, que irritam a pele do possível predador. Em media atingem de 15 cm a 25 cm de comprimento com as patas estendidas, mas existem espécies que podem chegar a ate 30 cm.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Passeio na aldeia da serra (Barueri SP)
Nome popular: Jararaca
Nome cientifico: Bothrops jararaca.
É a mais conhecida do género Bothrops. É muito perigosa, mas geralmente foge assim que avistada. Mede, em média, cerca de 1,20m. A jararaca possui desenhos que lhe proporcionam uma excelente camuflagem, sendo dicíll a visualização tanto é que foi difícil avista la em meio a vegetação.
"Sempre que for pegar algo no chão, ou caminhar na mata,use um calçado, de preferência uma bota, olhe bem onde pisa e caso encontre uma serpente não a mate nem a incomode deixe que ela siga o seu caminho."